C O N C E I T O

Tincal, também conhecido como borato de soda ou bórax, é um mineral poroso composto por cristais incolores que se dissolvem facilmente em água.

Entre as várias aplicações possíveis, é usado em pó durante a fundição de metais ou diluído durante a soldadura, funcionando como um elemento coadjuvante deste processo, enquanto retarda a oxidação dos metais sob o calor e favorece o percurso da solda ao longo da junta das duas partes que se pretende unir.

 

Tincal é também, desde 2015, uma plataforma virtual e atelier de joalharia fundado por Ana Pina, sediado no Porto (Portugal) e voltado para o mundo.

Sob o mote curadoria e experimentação em joalharia contemporânea, lançamos colaborações e eventos que ajudam a promover e dinamizar esta área criativa tão rica.

 

E S P A Ç O

Na zona pedonal da Rua de Cedofeita, uma das artérias com mais vida no centro da cidade do Porto, ao lado da Praça Carlos Alberto, abre as suas portas o nº 27 – 2º frente, em Junho de 2015.

É um espaço aberto a receber colegas de profissão que procurem um ambiente criativamente estimulante, clientes que desejem conhecer o trabalho ao vivo e amigos que queiram simplesmente dizer olá!

 

Temos mesas de trabalho disponíveis para ocupação mensal ou pontual, com a possibilidade de usufruir de equipamento e contactos especializados, reunir com clientes e integrar um grupo reduzido de colegas com interesses comuns.

Mais do que uma oficina equipada, oferecemos um espaço de trabalho com uma localização central e características muito particulares: prático, luminoso, inspirador. Para mais informação sobre condições e preços clica aqui.

 

A N A  P I N A

Ana Pina nasceu no Porto em 1980.

Frequenta o curso de arquitectura (FAUP, 2004) e trabalha alguns anos na área, até descobrir a paixão pela joalharia contemporânea e decidir dedicar-se a esta área a tempo inteiro. A sua formação inclui a passagem por um workshop de iniciação na Escola Contacto Directo e o curso profissional na Escola Engenho e Arte, a par de algumas formações complementares mais específicas.

 

Desenvolve desde 2012 a sua marca de joalharia em nome próprio, desenhando e produzindo peças únicas ou colecções limitadas - o Tincal lab funciona agora como showroom da marca e ponto de encontro com colegas, amigos e clientes.

No seu trabalho alia técnicas tradicionais de joalharia a conceitos contemporâneos de design na criação de peças com inspiração marcadamente abstracta e geométrica, na busca de um estilo moderno e feminino.

É influenciada pelo desenho, pela cor, pela natureza dos materiais, por contrastes e texturas, relações geométricas e assimetrias.

 

Tincal lab . Curadoria e experimentação em joalharia contemporânea