C O N C E I T O

Tincal, também conhecido como borato de soda ou bórax, é um mineral poroso composto por cristais incolores que se dissolvem facilmente em água.

Entre as várias aplicações possíveis, é usado em pó durante a fundição de metais ou diluído durante a soldadura, funcionando como um elemento coadjuvante deste processo, enquanto retarda a oxidação dos metais sob o calor e favorece o percurso da solda ao longo da junta das duas partes que se pretende unir.

Sendo uma palavra que soa familiar a grande parte dos joalheiros, serve aqui também de convite ao restante público para que venha conhecer e interagir com este fascinante universo.

 

E S P A Ç O

O Tincal lab abriu as suas portas em Junho de 2015 num segundo andar da Rua de Cedofeita, na baixa do Porto. No final de 2018 encontrou uma nova casa no coração do Quarteirão das Artes: visitem-nos agora no Centro Comercial Bombarda, loja 25.

 

Tincal lab é um espaço de atelier e loja de joalharia contemporânea fundado pela joalheira portuguesa Ana Pina.

Enquanto showroom da marca é possível contactar directamente com a artista, ver o seu trabalho ao vivo e conhecer o espaço onde as jóias são criadas.

Sob o mote curadoria e experimentação em joalharia contemporânea, são lançadas regularmente colaborações e eventos que ajudam a promover e dinamizar esta área criativa tão rica, como workshops com joalheiros convidados, exposições individuais e colectivas, por artistas locais e internacionais.

Também temos bancas disponíveis para ocupação mensal ou pontual, a colegas que procurem um espaço de trabalho especializado, inspirador e central. Para mais informações contacta-nos.

 

A N A  P I N A

Ana Pina nasceu no Porto em 1980, cidade onde estudou, vive e trabalha.

Frequenta o curso de arquitectura (FAUP, 2004) e trabalha alguns anos na área, até descobrir a paixão pela joalharia contemporânea e decidir dedicar-se a esta área a tempo inteiro. A sua formação inclui a passagem por um workshop de iniciação na Escola Contacto Directo e o curso profissional na Escola Engenho e Arte, a par de algumas formações complementares mais específicas.

 

Desenvolve desde 2012 a sua marca de joalharia em nome próprio e o Tincal lab funciona desde 2015 como oficina e showroom da marca, espaço de dinamização de exposições, ponto de encontro com colegas, amigos e clientes.

 

No seu trabalho alia a sua experiência em arquitectura a técnicas tradicionais de joalharia e conceitos contemporâneos de design na criação de peças com inspiração marcadamente abstracta e geométrica, na busca de um estilo moderno, versátil e feminino.

Peças únicas ou colecções limitadas articulam elementos de um vocabulário comum, num jogo de contrastes e texturas, relações geométricas e assimetrias, como se de letras que compõem palavras inseridas num texto maior se tratassem.

 

 

Termos de Utilização e Política de Privacidade

 

Tincal lab . Curadoria e experimentação em joalharia contemporânea